Por Souto Maior & Veras Advogados em 22 Jan 2024
O Código de processo Civil traz como regra o foro do domicílio do autor da herença, no Brasil, para a realização do Inventário e da Partilha (art. 48). Essa regra, portanto, na via extrajudicial deixa de ter lugar, prevalecendo à luz da resolução 35 aquela apontada pela Lei de Notários e Registradores, artigo 8º: "Art. 8º é livre a escolha do tabelião de notas, qualquer que seja o domicílio das partes ou o lugar de situação dos bens objeto do ato ou negócio".
Poderão os interessados escolher QUALQUER TABELIONATO do Brasil para LAVRATURA da sua escritura de INVENTÁRIO e partilha (ou adjudicação, se for o caso), mesmo quando o falecido houver deixado bens em diversos Estados. Diferentemente, no que diz respeito ao REGISTRO, deverá ser observada a competência registral territorial que deve ser organizada, fiscalizada e posta por cada CGJ em prestígio às regras indicadas pelo art. 169 da LRP que estatui princípio base em sede de Registro de Imóveis - a "territorialidade": "Art. 169. Todos os atos enumerados no art. 167 desta Lei são obrigatórios e serão efetuados na serventia da situação do imóvel (...)".
Durante a Pandemia de Coronavírus, houve por bem ao CONSELHO NACIONAL DA JUSTIÇA editar o PROVIMENTO CNJ 100/200 que permitiu a realização de "atos notariais eletrônicos", dentre eles imclusive o INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL além dos demais atos introduzidos pela Lei 11.441/2007. Sob o manto do provimento CNJ 100/200os atos notariais poderão ser feitos de forma totalmente REMOTA, valendo-se os interessados principalmente de "videoconfência notarial para captação do consetimento das partes sobre os termos do ato jurídico", como determina o seu artigo 3º.
Deve-se observar a regra de cada Estado, Secretarias Estaduais de Fazenda (SEFAZ) deverão ser acessadas de modo a promover em cada uma delas o lançamento e o pagamento de cada ITCMD. Sorte que hoje em dia se não todas a grande mauioria das SEFAZ já encontra-se acessível pela INTERNET - assim como a expedição das diversas certidões necessárias ao inventário.
Entre em contato conosco hoje mesmo para agendar uma consulta personalizada e descubra
como podemos ser a solução para suas necessidades jurídicas.
© 2025 Souto Maior & Veras Advogados | Todos os direitos reservados
Este site não faz parte do Google, nem do Facebook ou do Facebook Inc. Não oferecemos serviços gratuitos do governo. Trabalhamos exclusivamente com serviços jurídicos particulares de acordo com o código, a ética e as normas vigentes da Ordem dos Advogados do Brasil. Fique tranquilo(a), suas informações estão seguras.
Bem vindo a Souto Maior & Veras Em que podemos ajudar ?